Baseado nos pilares da Educação este projeto visa fazer com que o jovem volte a se interessar pelo conhecimento, mas não só de forma tradicional, ele precisa de incentivo verdadeiro, onde ele possa ser construtor e dissociador do conhecimento.

Os quatro pilares da Educação foram apresentado pela UNESCO no relatório editado sob forma do livro “Educação: Um Tesouro a Descobrir” de 1999, baseado no relatório da Comissão Internacional sobre Educação ara o Século XXI, coordenado por Jacques Delors.

Pilares da Educação

1°: Aprender a conhecer. É quando tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento;
2°: Aprender a fazer. É ir além do conhecimento teórico e entrar pelo setor prático;
3°: Aprender a viver com os outros;

4°: Aprender a ser;

Pensando em profissões do futuro há pesquisas que nos relatam que mais de 50% dos jovens de hoje escolherão por profissões ainda não existentes no universo comercial, assim isto vem ai encontro do empreendedorismo educacional que pensa-se no 5º pilar:

5°: Aprender a Empreender.

Principalmente quando o jovem se encontra desestimulado, cansado ou apático em sala de aula é que devemos chama-lo e propor que faça algo que comece a fazer com que seus pensamentos se organizem de forma mais entusiasmada e propensa ao saber, assim ele conhecerá a fundo o que lhe é familiar (algo que ele pense em ser profissionalmente, se ele não sabe podemos começar com algo que ele goste de fazer, ou coisas que ele goste no seu dia-a-dia. Etc) e criará em sua mente conceitos de responsabilidade, comprometimento, interesse e aquisição por conhecimentos o que diretamente influenciará em toda sua vida acadêmica.

COMO FUNCIONA?

1-    O aluno escreverá de forma bem simples sobre o seu projeto:
2-    O aluno apresentará seu projeto, colocando-o em prática.
3-    O aluno será avaliado nas disciplinas em que houver a habilidade e competência relacionadas.
4-    O aluno ensinará outros alunos, professores e funcionários interessados em seus projetos e cada vez que este aluno certificar uma turma, ele será avaliado novamente.

TEMA:
OBJETIVO:
JUSTIFICATIVA:
METODOLOGIA:
MATERIA RELACIONADA:
HABILIDADE E COMPETÊNCIA:

Barbacena, 06 de fevereiro de 2018.

Acreditamos em uma prática educacional acolhedora e participativa que possibilite a todas as pessoas serem felizes e sábias.

Daniela Lamas Giordano
Diretora Pedagógica