Dia a Dia Aprendiz: Trabalho em grupo

30/03/2017

O trabalho em grupo na sala de aula, é  um poderoso instrumento formador de hábitos de estudo e atitudes sociais, como o respeito a diferentes opiniões, a colaboração, a responsabilidade para cumprir as tarefas propostas, a organização do tempo e o estabelecimento de regras para uma boa convivência.
 Esse tipo de trabalho estimula a participação, desenvolve a argumentação, facilita a circulação de informações e de sugestões, pois permite a troca de ideias e opiniões, possibilitando a prática da cooperação para a consecução de um fim comum. Assim, o trabalho em grupo contribui de maneira especial para a socialização das pessoas, exigindo atenção diferenciada na interação professor/aluno e aluno/aluno.
Ao trocar experiências com o grupo, o aluno organiza o pensamento para exprimir suas ideias de forma que se faça compreendido por todos. Ele fala, ouve os seus pares, analisa, sintetiza e expõe ideias e opiniões, questiona, argumenta, justifica, avalia...