©2019 – Todos os direitos reservados

Projeto Profissões - CSI Aprendiz

08/08/2017

Os alunos do 1 ano da turma MS aprenderam mais sobre a profissão do Perito Criminal. Inspirado no seriado CSI (Crime Scene Investigation), a atividade faz parte do Projeto Profissões que o Aprendiz está realizando este ano. O projeto foi dividido em 3 semanas:

1 SEMANA: Aula teórica, em que os alunos puderam entender melhor o que envolve a profissão do perito. Aprenderam também como se encontra a perícia no Brasil. Além de verem vídeos, analisarem casos reais e assistirem um episódio de uma série policial.

2 SEMANA: Agora, os alunos puderam participar diretamente da investigação, realizando experimentos e questionamentos. Eles aprenderam sobre reações químicas e as aplicações da matéria no campo forense. Utilizamos as mesmas técnicas de investigação do CSI, só que com materiais mais baratos e acessíveis. Os experimentos foram identificação de digitais e sangue.

3 SEMANA: Com fins didáticos foi montada uma cena de crime, possibilitando aos estudantes a experiência de ser um perito criminal por um dia, realizando ensaios simples cujos conceitos químicos envolvidos estão presentes no currículo vivenciado por este no ensino médio. Entre os experimentos realizados, estão a identificação de impressões digitais em cartas de suicídio e identificação de sangue por meio de uma reação semelhante a luminescência do luminol.

Confiram!