Experimento no Laboratório - Ensino Médio

27/02/2018

 

            A eletrostática é a área da Física que estuda os fenômenos ligados a cargas elétricas em repouso e abrange conteúdos como cargas elétricas, condutividade elétrica e processos de eletrização. Sabemos que é impossível visualizar as cargas elétricas, mas conseguimos ver os seus efeitos por meio de detectores eletrostáticos, que são dispositivos sensíveis à presença de cargas elétricas. Um exemplo de detector eletrostático é o eletroscópio de folhas.

            O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a

existência de carga elétrica.

            Esse equipamento tem custo baixo e é ideal para ser usado em uma aula prática de Física para facilitar a explicação de conteúdos de eletrostática, como as cargas elétricas e suas propriedades, bem como o processo de eletrização por indução.

Construção de um eletroscópio de folhas

  • Esfera metálica e condutora de eletricidade;

  • Garrafa transparente;

  • Um material isolante que sirva para fixar a esfera e tampar a garrafa;

  • Duas pequenas folhas de papel alumínio;

  • Uma haste metálica, também condutora, que conecte a esfera às tiras de papel alumínio.

O eletroscópio deve ser montado de acordo com a figura a seguir:


O eletroscópio de folhas é um instrumento utilizado como detector eletrostático

Execução do experimento

            Após a construção do eletroscópio de folhas, aproxime dele um corpo eletrizado. Isso fará com que ocorra uma separação de cargas na superfície da esfera, deixando-a com uma parte positiva e outra negativa, dependendo do sinal da carga do corpo eletrizado. Essa separação de cargas também ocorrerá nas folhas de papel alumínio, e as suas extremidades ficarão carregadas de tal forma que serão repelidas.

            Esse experimento tem como objetivo apenas demonstrar se um corpo está ou não eletrizado, sendo impossível detectar a carga de um corpo.

 

Confiram o experimento realizado pelos alunos do 3• ano do Ensino Médio, com o professor Pitter de Física:

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Ensino Fundamental e Médio Aprendiz abre inscrições para Seleção de Talentos

August 13, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes